O Sistema FAEMG, em parceria com o Sebrae, realiza, nos dias 10 e 11 deste mês, o I Workshop de Palma Forrageira de Montes Claros. Estarão presentes no evento profissionais do Senar Minas, Sebrae, Epamig, ICA/UFMG, UFVJM, Unimontes, Emater e presidentes de 42 Sindicatos Rurais da região.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros e vice-presidente da FAEMG, Ricardo Laughton, a iniciativa veio após o evento com mesmo tema realizado em Araçuaí, em julho deste ano. Ele explica que a maior vantagem da palma forrageira é que exige pouca água para se desenvolver, além de possuir uma ótima produção: mais de 400 toneladas por hectare. “Passamos por uma seca terrível nos últimos anos, e a palma é uma ótima alternativa para o homem do campo. Entretanto, é preciso entender que a palma precisa de tratos culturais e uma boa terra”, esclarece.
“O evento tem total apoio do Sindicato dos Produtores Rurais e da Sociedade Rural de Montes Claros. Com ele, buscamos unificar o conhecimento sobre a palma forrageira, em benefício do produtor, para incentivar o plantio na nossa região”, afirma Laughton. Ele explica, ainda, que outra vantagem da palma é a alimentação animal, principalmente para o gado de leite, mas também para o de corte.
O consultor e pesquisador Paulo Suassuna, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas, Fredson Ferreira Chaves, e o professor Iran Borges, da Universidade Federal de São João Del Rei estarão presentes no Workshop. Eles farão palestras sobre o cultivo e uso da palma forrageira e participarão de mesas redondas de discussões sobre o tema. Também serão apresentados resultados de pesquisas sobre produção de palma forrageira, realizadas pela EPAMIG, informações sobre o cultivo da palma para alimentação animal, além de seus diversos usos e condições de cultivo.
O evento será realizado no Auditório da Sociedade Rural de Montes Claros, no Parque de Exposição João Alencar Athayde.
Confira a programação do Workshop. Programação:10 de Novembro de 2016 – Quinta-feira– 08h30:
Abertura– 09h00:
Palestra
– “A Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma
– TCIP aplicada em pequenas propriedades rurais do semiárido brasileiro. Engenheiro Agrônomo Paulo Suassuna
– 11h00: Palestra
– “Resultados do Experimento de Palma no Cerrado de Sete Lagoas;
Pesquisador da EMBRAPA- CNPMS
– Fredson Ferreira Chaves; Palestra
– “Alternativas de Forrageiras para o Semiárido”;
Professor Iran Borges – UFSJ
– Campus Sete Lagoas– 12h30:
Almoço– 14h00: Apresentação do Projeto Palma Forrageira – EPAMIG / IFBA
– José Carlos Fialho e Leidy Darmone
– 16h00: Palestra – “Uso de barragens subterrâneas no semiárido
– Técnico da EMATER – José Godrim
– 17h00: Encerramento11 de Novembro de 2016 – Sexta-feira
Local: Clube da Sociedade Rural de Montes Claros
– Parque de Exposição João Alencar Athayde– 08h30: Grupos de Diálogo – Definição dos papéis/competências das instituiçõesparceiras para implantação do projeto:Grupo
1 – EnsinoGrupo
2 – PesquisaGrupo
3 – CapacitaçãoGrupo
4 – Gestão e CooperaçãoGrupo
5 – Assistência Técnica– 10h00: Apresentação dos Grupos de Diálogo.– 11h30:
Encerramento