7 de Julho - Dia do Produtor Rural Mineiro

No café da manhã, no almoço, no lanche ou no jantar. Seja qual for a receita, tem sempre uma pitada do homem do campo. Nesta sexta-feira, dia 7 de julho, comemora-se o dia do Produtor Rural. A data foi instituída pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 1998, a pedido da FAEMG, para homenagear aqueles que garantem a alimentação e o desenvolvimento econômico do nosso estado.

Para o presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Ricardo Laughton, o produtor rural está e esteve presente nos momentos mais importantes do estado. “Somos uma potência. É Minas Gerais onde mais se produz café, leite e batata. É aqui que está o maior rebanho equino do país. Somos destaque na produção de cana-de-açúcar, de sorgo e de feijão, e também temos muita força quando se trata da bovinocultura. Temos o segundo maior rebanho do Brasil”, afirma.

É por isso que o dirigente não desiste da luta por melhorias. À frente do Sindicato Rural há quase 10 anos, Laughton não mede esforços para trazer tecnologia e conhecimento para o Norte de Minas. “A FAEMG representa os produtores rurais há 65 anos. O nosso sistema orgulha-se deste trabalho, e acredita que o produtor rural deve ser lembrado todos os dias. Mas, especialmente hoje, é com muito carinho que damos os parabéns a todos os colegas produtores, que dia a dia trabalham, incansavelmente, para produzir alimento de qualidade”, diz.

De acordo com o presidente da FAEMG, Roberto Simões “a agropecuária é a grande vocação do nosso estado. Nossa produção agrícola é marcada pela diversificação, com muita pesquisa, tecnologia e inovação embutidas. Se o momento é de crise, o produtor rural enxerga oportunidades de criação de novos processos e mecanismos. Com dinamismo, nosso agronegócio seguirá sempre nos mantendo rentáveis, produtivos e contribuindo significativamente parao desenvolvimento econômico de Minas Gerais e do Brasil. Por tudo isso, nós, produtores rurais, temos muito orgulho do que somos e do que fazemos”, afirma.