Criação de grupo para compra de insumos é discutida em Montes Claros

Nesta segunda-feira (17) cerca de 40 produtores rurais de Montes Claros e região estiveram reunidos no Parque de Exposições João Alencar Athayde para discutir a compra conjunta de insumos para a pecuária leiteira. O objetivo do encontro, desdobramento de uma reunião realizada no último mês, foi apresentar ideias e experiências - positivas ou não - com os grupos de compras.

Luiz Aroldo, coordenador técnico regional da Emater-MG, explica que a bovinocultura de leite tem importância social e econômica muito grande. "Além de gerar empregos, principalmente a nível da agricultura familiar, ela é também uma fonte de renda, presente na maioria das propriedades rurais. É uma cadeia que precisa ser melhor trabalhada, com planejamento, para que seja fortalecida e que os produtores tenham uma sustentabilidade nessa atividade", diz.

Fernando Andrade trabalha com assistência e ressalta que a cadeia leiteira é a que mais gera empregos no brasil. "Estes encontros Viabilizam a produtividade da pessoa. As vezes o produtor, de pequeno ou grande porte, tem boa produtividade mas não consegue aumentar a rentabilidade, por falta de controle de compra e venda, por exemplo", diz.

Para o presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da FAEMG, Ricardo Laughton, este é um grande passo para o fortalecimento do setor. "A compra conjunta não é novidade. Pelo contrário, é uma prática comum em todo o país, e que dá resultados. O que queremos fazer é implantar a ação, para que os produtores vejam os resultados e procurem se unir mais para o crescimento da atividade leiteira", diz.