Programa de Inclusão Digital Rural traz benefícios para a região

Lançado em 20 de Maio de 2009 pelo Sistema Confederação da Agricultura Nacional e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o programa de Inclusão Digital Rural tem o objetivo de oferecer conhecimento necessário para que todos possam utilizar o computador, acessar a internet e obter informações que contribuam para a gestão de seus negócios. "O produtor, o trabalhador rural e suas famílias aprendem os conceitos de informática básica, edição de texto e planilhas eletrônicas e sobre como usar a internet e o e-mail. Além disso, é ensinado o passo a passo das ferramentas disponíveis no Canal do Produtor e como utilizar, da melhor forma, as informações sobre o setor agropecuário brasileiro. Ao final do curso os participantes recebem um certificado", explica a instrutora do curso, Ismênia Rocha. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Montes, Claros, Ricardo Laughton, os cursos são realizados nos maiores Sindicatos Rurais do País. "Nossa sede tem disponível uma sala informatizada que recebe até 10 alunos por turma. Oferecemos o curso pela manhã e pela tarde, e qualquer pessoa a partir de 12 anos pode participar", explica. Centenas de pessoas já foram beneficiadas pelo curso de inclusão digital oferecido pelo Sindicato Rural de Montes Claros, e a entidade pretende ampliar esse número. "As vagas são oferecidas semanalmente, e não há limite de idade para participar. O curso é para todos: desde aquela pessoa que não sabe ligar o computador, até aquela que precisa de um treinamento com certificado de aprendizagem", finaliza Laughton, que também é vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). Para se inscrever no curso, basta entrar em contato com o Sindicato Rural pelo 38 3215-1058, 9 9907-9520, ou a sede, no Parque de Exposições (Praça Lindolfo Laughton, 1373 - Alto São João.