Novas lideranças rurais aprendem sobre comunicação

Cerca de 40 pessoas de Montes Claros e região participaram nesta quarta e quinta, 23 e 24 de maio, de mais um módulo do curso de Novas Lideranças Rurais, promovido pelo Sistema FAEMG e realizado pelo Senar e Sindicato Rural de Montes Claros. A estadia dos participantes de outros municípios, assim como a alimentação e material didático são oferecidos pelo Sistema FAEMG. Nesta etapa da formação, os novos líderes receberam um treinamento sobre comunicação, curso ministrado pelo instrutor Antônio Luiz de Lima. De acordo com ele, é necessário um enfoque atual na imagem e na motivação, para incluir mais pessoas - com qualidade e participação. "O curso de comunicação é fundamental, pois nele é avaliado todo o contexto da dinâmica sindical, e o seu papel enquanto representante da classe", afirma. Para ele, é importante que as pessoas entendam que o Sindicato é formado por todos. O secretário de agricultura do município de Icaraí de Minas, Josenildo Francisco, também participou do curso. Ele avalia positivamente a atuação do Senar Minas na região, e conta que tem se surpreendido a cada módulo. "É um treinamento para que saibamos nos comportar diante da sociedade. Acredito que todas as informações coletadas aqui terão muita utilidade na secretaria que ocupo, junto aos produtores rurais e como fortalecimento do sistema Sindical", afirma. Josenildo aproveitou para demonstrar insatisfação com as dificuldades enfrentadas pela classe rural. "Nosso setor tem sofrido muito ultimamente. São várias situações que prejudicam o produtor, como é o caso das constantes altas nos impostos", afirma. O curso de Novas Lideranças Rurais é composto de cinco módulos. Em cada um deles os participantes aprendem mais sobre como funciona o agronegócio e são estimulados a multiplicar o conhecimento adquirido. "O nosso objetivo é que a cada dia mais, pessoas capacitadas, que conheçam o setor e estejam dispostas a contribuir para o fortalecimento da classe", afirma o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Ricardo Laughton. O último módulo do curso está previsto para acontecer no mês de junho.