Sindicato Rural reforça pedido de pesquisa em gramíneas

O presidente do Sindicato Rural de Montes Claros e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG, Ricardo Laughton, enviou novo ofício ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, solicitando apoio para a pesquisa em gramíneas resistentes à seca.

Em julho, durante a Exposição Agropecuária de Montes Claros – Expomontes, Laughton entregou em mãos um ofício que pedia a instalação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, no município. “Durante o nosso encontro, o ministro esclareceu que seria difícil atender tal pedido. Porém, esta é uma luta da qual não podemos desistir”, explica Laughton. “Tendo em vista as dificuldades para se instalar uma nova unidade, solicitamos ao ministro que viabilize a transferência ou contratação de um pesquisador especializado em gramíneas, que atuará em nosso campo experimental”, esclarece.

Atualmente o Sindicato dos Produtores Rurais possui convênio com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) que, junto ao Instituto CNA, colhe dados sobre a palma forrageira. “O objetivo é descobrir qual espécie se adapta melhor à nossa região. A palma será uma grande aliada do produtor rural norte mineiro, entretanto, a pesquisa em gramíneas resistentes à seca é o nosso grande sonho”, revela Laughton.

“A presença de pesquisadores em nossa unidade experimental é fundamental para o agronegócio do semiárido. Outras regiões como Lavras, Viçosa e Uberaba, possuem pesquisadores da Embrapa lotados na Epamig, bem como em Universidades, e alcançaram ótimos resultados para pesquisas envolvendo soja e café – que foram, inclusive, fundamentais para o desenvolvimento agrícola de Minas”, completa.

Laughton ressalta, também, que o Sindicato Rural possui a infraestrutura necessária para o trabalho do pesquisador. “Precisamos, portanto, do apoio do ministro, para que a transferência de um profissional da Embrapa, ou até mesmo a contratação de um novo pesquisador seja viabilizada”, finaliza.