Sindicato Rural alerta para prazo da Contribuição Sindical Rural

Termina amanhã, dia 22 de maio, o prazo para Contribuição Sindical Rural de 2019. A modernização da legislação trabalhista, promovida pela Lei Federal 13.467/2017 tornou facultativo o pagamento da contribuição sindical, entretanto, o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros alerta para a importância do tributo. "A Contribuição Sindical fortalece ainda mais a representatividade do Produtor Rural, pelo Sistema CNA, Federações e Sindicatos", afirma o presidente da entidade, José Avelino Pereira Neto. "Os valores arrecadados são diretamente revertidos para a classe, por meio de treinamentos, capacitações, capacitações, assistências técnicas e gerenciais, entre outros serviços", diz. O Sistema Sindical Rural é responsável por apresentar demandas, e defender os interesses da classe rural. "Enquanto o produtor trabalha, a CNA, a FAEMG e o Sindicato estão agindo para encontrar soluções para as dificuldades. A Contribuição Sindical é o nosso principal pilar de sustentação", explica Avelino. É importante lembrar que esta contribuição não é a mesma da mensalidade paga pelos produtores rurais associados. "A associação sindical permite que o produtor usufrua de inúmeros benefícios junto ao Sindicato, como emissão de notas fiscais e Guias de Trânsito Rural (GTAs), por exemplo", diz o presidente. "Entretanto, a contribuição sindical pode ser paga por todos os produtores rurais, que são beneficiados pelas ações do Sistema independente da associação direta", esclarece Avelino. Sobre o Sistema Sindical Rural A CNA, o SENAR, o Instituto CNA, as Federações de Agricultura dos Estados e os Sindicatos Rurais expressam e defendem as reinvindicações do setor agropecuário participando de debates, comissões, grupos de trabalho, acordos e convenções coletivas, reuniões e outros foros de decisão. Com um corpo técnico altamente qualificado, a CNA possui 219 representações nos principais órgãos de atuação do setor. O Sistema CNA/Senar/ICNA também possui atuação internacional, possuindo representatividade na Aliança Láctea Global (ALG); Organização Mundial de Saúde Animal; Fórum Consultivo Econômico e Social do Mercosul (FCES); entre outras entidades. A guia para Contribuição Sindical Rural pode ser emitida diretamente no site da CNA. O produtor também pode procurar o Sindicato Rural de Montes Claros para mais esclarecimentos, pelo telefone (38) 3215-1058.