Montes Claros recebe palestras sobre Forrageiras

Cerca de 80 produtores participaram do ciclo de palestras sobre Qualidade de Forrageiras promovido pelo Sistema FAEMG, através do Sindicato Rural de Montes Claros, em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e apoio da Unipasto. Durante o evento, os participantes puderam conhecer a parceria entre o Sistema FAEMG e o MAPA, que visa garantir ao produtor a segurança na compra de sementes de qualidade. A proposta foi apresentada pelo analista de agronegócio Caio Coimbra, que também falou sobre outras vantagens oferecidas pela Federação, como os convênios com seguradoras e planos de saúde. Maria Augusta Araujo de Castro, auditora federal agropecuária, falou aos produtores rurais sobre a legislação que envolve as forrageiras. Ela ressaltou que tanto o produtor de sementes quanto o que as compra para cultivo possuem direitos e deveres, e apresentou o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, RENASEM, que é o serviço pelo qual o MAPA inscreve, credencia e habilita aqueles que querem exercer as atividades de armazenador, beneficiador ou comerciante de sementes e mudas.

A partir da parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG - e o MAPA, os produtores rurais que quiserem garantir a qualidade das sementes adquiridas poderão solicitar a fiscalização direto na propriedade. Maria Augusta explica que o procedimento antes era feito a partir de notas fiscais colhidas aleatoriamente no comércio. Porém, os fiscais encontravam dificuldades para localizar as propriedades rurais, ou corriam o risco de o produtor não acreditar no contato telefônico feito previamente. "Agora, os produtores poderão se oferecer para receber a fiscalização, e garantir a qualidade do produto vendido para ele", explica. Outro assunto abordado durante o encontro foi o Conseleite-MG, um conselho paritário que reúne representantes de produtores rurais de leite do Estado e de indústrias de laticínios que processam a matéria-prima no Estado de Minas Gerais. O principal objetivo do Conseleite é a busca de soluções conjuntas, pelos produtores rurais e indústrias, para problemas comuns do setor lácteo mineiro. O tema foi apresentado pelo analista de agronegócio Wallisson Lara, que também falou da importância da pastagem na pecuária. Para o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino Pereira Neto, eventos como esse tendem a aumentar a produtividade da região. "É de extrema importância que os produtores rurais tenham acesso a informações atualizadas e precisas sobre o agronegócio", reforça. O evento também teve o apoio da Sociedade Rural de Montes Claros.