Sindicato Rural promove curso de eletricista rural

Na última semana, entre os dias 9 e 13 de setembro, 12 alunos participaram do curso de eletricista rural promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e o Sistema FAEMG/SENAR. O treinamento foi realizado na comunidade de Cabeceiras, zona rural do município. O instrutor Márcio César é engenheiro eletricista e atua na área há cerca de 17 anos. Ele explica que o curso ensina desde instalar uma lâmpada ou tomada, até fazer o dimensionamento de toda a instalação residencial. "O aluno vai poder trabalhar na área rural, fazendo o serviço para si mesmo e para outros, com qualidade e segurança para todos os envolvidos", garante. E segurança é palavra de ordem durante o treinamento, baseado na NR 10, que regulamenta a segurança em instalações e serviços em eletricidade. "Se o aluno estiver capacitado, pode trabalhar até mesmo em empresas", diz. Para ele, o treinamento possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, bem como o desenvolvimento local e regional. Para os alunos, além do conhecimento adquirido, é também importante a troca de experiências. Lucas Lafetá já participou de quatro treinamentos do Sistema FAEMG/SENAR, e não perde nenhuma oportunidade. "O curso é excelente, o instrutor tem uma ótima didática, instrui de forma adequada, passa todas as informações e conhecimento de uma forma que o aluno sai do curso, realmente, como um eletricista", conta. Lucas explica que as técnicas aprendidas garantem a qualidade do serviço e, principalmente, a integridade do profissional eletricista. "Saímos de lá sabendo sobre segurança no trabalho, o que é muito importante quando manipulamos a eletricidade. Já percebi que na minha casa mesmo existem alguns erros na instalação, que pretendo corrigir em breve", revela. O Sindicato Rural de Montes Claros e o Sistema FAEMG/SENAR oferecem mais de 300 cursos nas mais diversas áreas do agronegócio. Os treinamentos incluem a aprendizagem rural e a promoção social, de forma a levar desenvolvimento, tecnologia e informação ao campo.