Quem se preocupa em estar em dia com as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas se deparou, em 2018, com a obrigatoriedade da entrega do eSocial, um sistema de Escrituração Digital. Entretanto, a digitalização de processos já é uma realidade desde 2007, quando foi instituído o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). É por isso que o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros acaba de implantar mais um serviço ao público: a certificação digital. Ela garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet realizadas por pessoas físicas ou jurídicas.
O documento funciona como uma assinatura digital com validade jurídica. Com ele, economiza-se tempo com a resolução de demandas on-line. O certificado digital possui informações únicas do titular ou do equipamento utilizado para as transações. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino Pereira Neto, “é importante que o produtor rural tenha o seu próprio certificado digital para que ele não precise conceder procuração para o contador a fim de realizar os atos de comercialização da propriedade e da parte trabalhista, por exemplo”, diz.
O Sindicato Rural oferecerá o serviço para produtores rurais associados ou não, bem como para empresas e demais pessoas físicas interessadas em adquirir a certificação. “Para pessoa jurídica, é necessária a presença do representante legal ou por procuração reconhecida em cartório”, esclarece Avelino. Empresas que emitem nota fiscal eletrônica, bem como as inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido são obrigadas a fazer uso do Certificado Digital.
A certificação digital reduz a burocracia, garante a autenticidade e integridade das informações, reduz custos e agiliza processos. Mais informações sobre a Certificação Digital e agendamentos pelo (38) 3215-1058.