Queijo do Norte de Minas conquista paladares na Superminas Food Show

O queijo artesanal do Norte de Minas já está conquistando os paladares pelo Brasil. Há mais de 30 anos o senhor Valdir Ferreira de Aquino trabalha com queijos. Porém, nos últimos anos, ele começou a perceber a falta de valorização do produto regional, e resolveu inovar: passou a produzir queijo minas artesanal maturado, com um sabor acentuado e bem norte-mineiro.

Entre os dias 15 e 17 de outubro, o produtor, da Fazenda Buritizinho (Brasília de Minas), esteve na Superminas Food Show, durante a Expominas. Muito elogiado por quem passou pelo estande, incluindo supermercadistas e empórios de todo o Brasil, além de degustadores oficiais de grandes redes, como a Verde Mar, de Belo Horizonte.

A participação no evento foi graças a um edital do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais - Idene, mas o trabalho pela valorização do produto vem sendo realizado há cerca de três anos. A parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais, Sociedade Rural de Montes Claros e Emater-MG já conseguiu impulsionar as vendas. Em 2019, pela primeira vez, foi montado um pavilhão especial para comercialização dos queijos produzidos na região durante a Expomontes. O Queijo Minas Artesanal Aquino's também marcou presença na Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (FENICS), em Montes Claros.

Valdir conta que também está recebendo apoio da Prefeitura Municipal de Brasília de Minas. O próximo passo, agora, é obter a certificação do Selo Arte, que permite a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais, como queijos, mel e embutidos. "De agora em diante é trabalhar para conseguir a regularização o quanto antes e poder fornecer o queijo minas artesanal Aquino’s para grandes redes", garante.