top of page
Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros

Associados comemoram o cinquentenário do Sindicato Rural

Homenagens, palestra e confraternização marcaram, na última segunda-feira (4), o cinquentenário do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros. Filiado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG, o Sindicato Rural é o representante legal da classe e atende outros oito municípios na extensão de base. Na solenidade, os ex-presidentes e empresas parceiras receberam troféus em agradecimento pela dedicação ao desenvolvimento do agronegócio norte-mineiro. Os associados e colaboradores também foram homenageados durante o evento, que reuniu cerca de 200 pessoas no auditório da Sociedade Rural. Durante pronunciamento, o presidente do Sindicato Rural, José Avelino Pereira Neto, reforçou a importância do Sistema Sindical para a classe, bem como destacou importantes ações e programas oferecidos aos produtores rurais. Avelino também cobrou mais participação do homem do campo. “É preciso que o produtor rural se associe, venha às assembleias, traga demandas, críticas e sugestões. Devemos construir, juntos, um Sindicato forte, com representatividade, que contribua para o desenvolvimento do setor”, acrescenta.

De acordo com José Avelino, o evento em comemoração ao cinquentenário veio reforçar uma das principais preocupações do Sistema Sindical: levar informação e capacitação ao produtor e seus familiares. “Convidamos o economista e colunista do Canal Rural Miguel Daoud para uma palestra inédita em Montes Claros. Ele é referência na análise econômica e política do Brasil, e seus comentários são muito elogiados pela classe rural”, conta. Daoud afirma que a principal mensagem que trouxe para os produtores montesclarenses é de esperança. “A situação adversa do clima, o custo da produção e a expectativa de uma melhora o mais rápido possível, causam uma força dentro do produtor, que quer ver a situação melhorar – mas não vai ser rápido. A esperança é uma das coisas que o produtor tem que ter, pois o Brasil vai chegar ao seu crescimento pela agropecuária”, diz.

O vice-presidente da FAEMG, Rodrigo Alvim, representou o presidente, Roberto Simões, no evento. Durante sua fala, Alvim fez questão de lembrar-se do ex-presidente do Sindicato Rural, Ricardo Laughton, que faleceu em dezembro de 2018, enquanto representava os produtores mineiros em uma reunião na CNA. Após a sessão de homenagens e a palestra, foi realizado o descerramento da fotografia de Laughton na galeria de ex-presidentes da entidade. Para o produtor associado Victor Veloso, a oportunidade foi de comemoração e conhecimento. “Tive a oportunidade de reencontrar pessoas que não via há dez anos. Essa oportunidade de trocar ideias é essencial”, afirma. “Toda informação que possa agregar conhecimentos úteis, aplicáveis, é muito interessante. Faz com que o produtor pense fora da caixa. De repente ele tem um insight que possa aumentar a produtividade, mudar o rumo dos negócios ou trazer uma expansão dos seus horizontes”, completa. HISTÓRIA A primeira diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros tomou posse em outubro de 1969. Entretanto, a história do sindicalismo rural de Montes Claros começa bem antes, em 1963, quando foi iniciada a organização sindical do campo brasileiro. À época, a então Associação Rural recebeu a carta sindical, e após avaliar as consequências que a mudança traria, reuniu 20 produtores para fundar o Sindicato Rural da cidade. Ao longo da história do Sindicato Rural, foram muitas lutas e conquistas. Alguns desafios foram constantes, e ainda hoje permanecem em evidência, como é o caso da invasão das propriedades. A entidade também foi pioneira no oferecimento de cursos de aprendizagem rural e promoção social, ainda na década de 1990, quando foi instituído o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Aproximadamente 50 mil pessoas já receberam as capacitações por meio do convênio. Por causa da representação política da categoria, o Sindicato Rural traz benefícios não somente para os associados, mas para toda a classe. “Nossas conquistas se estendem a todos os produtores e produtoras rurais. Estamos na base da representação, nos municípios. No âmbito estadual nós temos a FAEMG, e no federal nós temos a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – a CNA. É através dessa união de forças que conseguimos alcançar melhorias para o setor”, afirma o atual presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino Pereira Neto. 

12 visualizações0 comentário
bottom of page