Moradores de Cabeceiras aprendem a fazer doces

Dez pessoas participaram do curso de Fabricação de compotas, frutos cristalizados, geleias e doce em pasta realizado em Cabeceiras, na zona rural de Montes Claros. O treinamento foi oferecido pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, em convênio com o Sistema FAEMG/Senar Minas.

"O curso envolve teoria e prática, e os alunos aprendem sobre o valor nutricional dos alimentos; higienização do local de trabalho, dos materiais, equipamentos e pessoal, pesagem e seleção dos alimentos; fabricação; preparo do produto para comercialização: lacre, rotulagem e armazenamento", explica o mobilizador do Sindicato Rural, Amarildo Borges.

Com 40 horas/aulas, as moradoras da comunidade de Cabeceiras também receberam receberam informações sobre custos e comercialização, associativismo, compra e venda. "Os cursos são oferecidos gratuitamente e nosso objetivo é a profissionalização na atividade rural, bem como o aumento de renda e a qualidade de vida dos produtores e trabalhadores rurais e suas famílias", conclui Amarildo.

Dona Raquel Lopes, de 82 anos, e as filhas dela, Fátima e Rosane, participaram do curso. Ela afirma que as aulas foram excelentes. "Várias pessoas que também participaram me ligaram elogiando o curso. A instrutora nos surpreendeu positivamente, e nos passou muitas informações novas, como a técnica de cristalização, que eu ainda não conhecia", conta, animada.

Apesar da agenda de cursos para 2019 já ter se encerrado, o mobilizador afirma que os produtores podem procurar o Sindicato para saber sobre os treinamentos. "Trabalhamos sob demanda, então é preciso que os interessados nos procurem para que possamos mobilizar as turmas de acordo com a necessidade da comunidade", finaliza.