top of page

EVENTO CANCELADO! Dia de Campo sobre forrageiras será realizado em março

Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros

Prezados, seguindo as orientações do Ministério da Saúde para evitar o contágio e reduzir a proliferação do Covid-19 (novo coronavírus), o Sistema CNA optou por CANCELAR todos os eventos agendados. Iremos, assim que possível, informar nova data para o Dia de Campo.


No dia 31 de março de 2020 (terça-feira), o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, através do Sistema FAEMG, o Instituto CNA e a Epamig promovem um Dia de Campo do projeto Forrageiras para o Semiárido. O evento será realizado no Campo Experimental, e tem o apoio da Embrapa e da Emater-MG.


Na programação, os participantes poderão conferir informações sobre a pesquisa no cultivo de Gramíneas Anuais (Sorgo, milho e miheto); Gramíneas Perenes (Massai, Tamani, Buffel, Andropogon, Piatã e Corrente); Palma Forrageira; Lenhosas (árvores) e do Capiaçu.


"O projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável é uma iniciativa do Sistema CNA e Embrapa e tem o propósito de recomendar forrageiras para sistemas pecuários localizados em áreas mais suscetíveis a seca", explica a pesquisadora Inêz Silva. O foco da pesquisa é o ambiente semiárido brasileiro.


De acordo com Inêz, espera-se, com os resultados do projeto, contribuir para o aumento da produtividade pecuária no semiárido através da disponibilização de um cardápio forrageiro composto por combinações de plantas, com diferentes estratégias de resiliência a seca e que possam ser cultivadas de forma intensiva em pequenas áreas.


"A iniciativa visa cobrir a escassez de forragem do pasto nativo na época seca, auxiliando o uso sustentável do bioma Caatinga que compõe o cardápio forrageiro e é elemento base para o aplicativo Orçamento Forrageiro”, explica.


A ferramenta, que será apresentada aos participantes do evento, tem como opções forrageiras testadas: gramíneas anuais para fins de conservação, gramíneas perenes para pastejo, cactáceas e espécies lenhosas como poupança forrageira para épocas críticas. A experiência analisa também consórcios entre algumas dessas espécies.


De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino Pereira Neto, a pesquisa é de extrema importância para a região e deve ser acompanhada e defendida pela classe. "As informações obtidas pelos pesquisadores nos ajudarão muito no convívio com a seca. O produtor rural precisa estar atento às novas tecnologias para que consiga impulsionar a produção e continuar gerando renda e empregos", afirma.


O Dia de Campo terá, ainda, a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba (FAEPA-SENAR), Mário Antônio Pereira Borba. O líder irá falar aos participantes sobre a experiência com a palma forrageira no Nordeste Brasileiro.


O evento é gratuito. O Campo Experimental de Montes Claros fica localizado na Rodovia BR 251 - Km 516, Bairro Recanto dos Araçás, em frente ao Posto D'Angelis.

bottom of page