EVENTO CANCELADO! Dia de Campo sobre forrageiras será realizado em março

Prezados, seguindo as orientações do Ministério da Saúde para evitar o contágio e reduzir a proliferação do Covid-19 (novo coronavírus), o Sistema CNA optou por CANCELAR todos os eventos agendados. Iremos, assim que possível, informar nova data para o Dia de Campo.

No dia 31 de março de 2020 (terça-feira), o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, através do Sistema FAEMG, o Instituto CNA e a Epamig promovem um Dia de Campo do projeto Forrageiras para o Semiárido. O evento será realizado no Campo Experimental, e tem o apoio da Embrapa e da Emater-MG.

Na programação, os participantes poderão conferir informações sobre a pesquisa no cultivo de Gramíneas Anuais (Sorgo, milho e miheto); Gramíneas Perenes (Massai, Tamani, Buffel, Andropogon, Piatã e Corrente); Palma Forrageira; Lenhosas (árvores) e do Capiaçu.

"O projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável é uma iniciativa do Sistema CNA e Embrapa e tem o propósito de recomendar forrageiras para sistemas pecuários localizados em áreas mais suscetíveis a seca", explica a pesquisadora Inêz Silva. O foco da pesquisa é o ambiente semiárido brasileiro.

De acordo com Inêz, espera-se, com os resultados do projeto, contribuir para o aumento da produtividade pecuária no semiárido através da disponibilização de um cardápio forrageiro composto por combinações de plantas, com diferentes estratégias de resiliência a seca e que possam ser cultivadas de forma intensiva em pequenas áreas.

"A iniciativa visa cobrir a escassez de forragem do pasto nativo na época seca, auxiliando o uso sustentável do bioma Caatinga que compõe o cardápio forrageiro e é elemento base para o aplicativo Orçamento Forrageiro”, explica.

A ferramenta, que será apresentada aos participantes do evento, tem como opções forrageiras testadas: gramíneas anuais para fins de conservação, gramíneas perenes para pastejo, cactáceas e espécies lenhosas como poupança forrageira para épocas críticas. A experiência analisa também consórcios entre algumas dessas espécies.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino Pereira Neto, a pesquisa é de extrema importância para a região e deve ser acompanhada e defendida pela classe. "As informações obtidas pelos pesquisadores nos ajudarão muito no convívio com a seca. O produtor rural precisa estar atento às novas tecnologias para que consiga impulsionar a produção e continuar gerando renda e empregos", afirma.

O Dia de Campo terá, ainda, a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba (FAEPA-SENAR), Mário Antônio Pereira Borba. O líder irá falar aos participantes sobre a experiência com a palma forrageira no Nordeste Brasileiro.

O evento é gratuito. O Campo Experimental de Montes Claros fica localizado na Rodovia BR 251 - Km 516, Bairro Recanto dos Araçás, em frente ao Posto D'Angelis.