• Cecília Oliveira / Senar Minas

Curso do Senar muda vida de família na zona rural de Januária

Dona Alvina Rodrigues, vazanteira e pescadora profissional da comunidade de Alegre, município de Januária, teve a vida dela e da família transformada depois de participar de um curso de Produção Artesanal de Alimentos do Sistema Faemg/Senar Minas. Durante a capacitação, realizada em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Januária, ela aprendeu a fazer pães, roscas, bolos, além de aperfeiçoar as técnicas de produção de biscoitos. Com a pesca escassa e com uma nova profissão, dona Alvina resolveu abrir uma pequena padaria na comunidade, onde vivem cerca de 1.500 habitantes. As três filhas e genros trabalham na produção da padaria que fornece pães e biscoitos para escolas das redes estadual e municipal, além da venda local. O negócio atualmente é o sustento de toda a família, que já ampliou o negócio com a abertura de uma nova padaria no distrito vizinho de Riacho do Meio. Ela contou que sempre pediu a Deus para que aparecesse algo para fazer, onde pudesse ter uma renda. Foi quando conheceu o Senar Minas, através do curso que o Sindicato dos Produtores Rurais de Januária ofereceu na comunidade. "O curso de Produção Artesanal de Alimentos foi a minha redenção. A atividade é hoje a renda principal da família". A padaria é fornecedora dos Programas Nacional de Alimentação Escolar, PNAE e de Aquisição de Alimentos, PAA, que três vezes por semana, entregam cerca de 3 mil Pães e 200 quilos de biscoitos. Os produtos são servidos na merenda das escolas públicas municipais e estaduais do município de Januária. E agora também ganhou mais um cliente, o Instituto Federal de Januária. Pandemia Coronavírus Com as aulas suspensas há quase um mês, por causa da pandemia da Covid-19, as atividades no pequeno negócio estão prejudicadas, pois a família não está podendo contar com a renda do fornecimento da merenda escolar. Dona Alvina e a família esperam que a pandemia passe logo e as coisas voltem ao normal, para que assim como ela, outros trabalhadores e produtores rurais possam contar com os programas, cursos e treinamentos do Sistema Faemg/Senar Minas. "A minha mudança de vida só foi possível graças a Deus, ao Senar Minas e ao Sindicato dos Produtores Rurais, que proporcionaram a mim, a possibilidade de freqüentar o curso de Produção Artesanal de Alimentos", concluiu.