Produtores recebem certificados do CAR

Os proprietários rurais que fizeram o Cadastramento Ambiental Rural (CAR) no mutirão promovido em outubro de 2019, em Montes Claros, já podem retirar os certificados na sede do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, localizada no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

O mutirão do CAR atendeu pequenos agricultores que ainda não haviam cadastrado suas propriedades rurais. Iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Emater/MG, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e com o Instituto Estadual de Florestas, teve o apoio em Montes Claros do Sindicato dos Produtores Rurais, que cedeu espaço para o atendimento da empresa contratada, Hominus Gestão e Tecnologia.

O mutirão atendeu 180 pequenos agricultores e agricultores familiares com propriedades com até 4 módulos fiscais que, na cidade, tem a área de até 160 hectares. "Devido ao plano de enfrentamento ao novo coronavírus, orientamos os produtores atendidos para que procurem o Sindicato Rural usando máscara de proteção, e respeitem as orientações de distanciamento", informa o presidente da entidade, José Avelino Pereira Neto.

O CAR é uma ferramenta estratégica de planejamento territorial e é obrigatório para todos os imóveis rurais. A finalidade é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

"O CAR Foi criado pela Lei nº 12.651/2012, e a inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel", explica José Avelino. Além do mutirão em que foi parceiro, o Sindicato Rural de Montes Claros também promoveu outros atendimentos para produtores rurais da região. "Nossa equipe também está disponível para sanar qualquer dúvida a respeito do CAR ou outras obrigações rurais", finaliza José Avelino.