6º Congresso de Palma e outras Forrageiras vai até sábado

Começou nesta quinta-feira e vai até sábado (21) o 6º Congresso de Palma e Outras Forrageiras para o Semiárido e o 3º Palmatech, promovidos pelo Sistema FAEMG/SENAR e pela Epamig. Pela primeira vez fora da região Nordeste do Brasil, o evento reuniu cerca de 600 participantes, entre produtores rurais, acadêmicos e técnicos. Os temas tratam do manejo da planta e seu uso na pecuária, outras forrageiras adaptadas ao semiárido, fruticultura das cactáceas, assistência técnica e gestão. Um dia de campo e uma cozinha show completam a programação. Além disso, a programação também conta com a apresentação de trabalhos técnico-científicos.

O Congresso também tem a participação da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa/Senar-PB), Sicoob Crediminas e Banco do Nordeste. A responsável técnica do projeto Forrageiras para o Semiárido em Montes Claros, Inêz Silva, explica que a palma forrageira é uma alternativa para complementar a alimentação do gado, além de ajudar na hidratação, já que é composta por cerca de 90% de água. "A palma é rica em carboidratos não fibrosos, ingrediente fundamental na formulação e balanceamento de dietas para ruminantes, e deve ser associada com alimentos ricos em fibra, como, por exemplo, capins, silagem, feno ou cana" explica a engenheira agrônoma.

Para o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Alexandre Rocha, essa é uma excelente oportunidade para difundir os benefícios da palma para o Norte de Minas, e incentivar o cultivo, principalmente para a bovinocultura de leite. "Pensar em alternativas para a convivência com a seca no Norte de Minas Gerais é fundamental para garantir a sustentabilidade e a qualidade de vida da população", afirma Alexandre Rocha. Ele ressalta, ainda, a necessidade de investir em tecnologias de captação e armazenamento de água, promover a educação sobre práticas de manejo sustentável, incentivar a diversificação de culturas resistentes à seca e implementar políticas de preservação ambiental.

A programação do Congresso segue até o sábado, quando o Campo Experimental do Sindicato Rural e Epamig receberão os participantes para um dia de campo sobre a palma.