Centenas de produtores capacitados na Expomontes

Os cursos, palestras técnicas, oficinas e consultorias promovidas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e Sistema Faemg Senar movimentaram as duas semanas de programação da 49ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros – Expomontes. Com temas diversos que impactam a atividade rural no Norte de Minas, o objetivo foi especializar ainda mais o trabalho no campo. Ao todo, foram realizados cinco cursos, três palestras técnicas, consultorias e mais de cinco oficinas em diversos temas, capacitando centenas de produtores rurais da região. “A parceria sindicato rural e Sistema Faemg Senar na Expomontes foi de extrema importância. Tivemos neste ano muitos produtores participantes, nos diversos temas que trouxemos para capacitação rural. E nós aproveitamos os dias de feira para sensibilizar estes produtores. Queremos aumentar nossa base de atuação e trazer novos associados, porque dessa forma o sindicato vai conseguir criar mais oportunidades. O produtor que faz uma capacitação com a nossa equipe vira modelo para sua região, vai propagar e retroalimentar a força sindical rural, que é quem defende os produtores”, declara o presidente em exercício do Sindicato Rural de Montes Claros, Alexandre Aguiar Rocha.

Entre os cursos, foram realizadas três capacitações dentro do segmento alimentar, sendo elas: derivados de leite; produção de embutidos e defumados; e produção artesanal de alimentos. Moradora da comunidade de Santa Rosa de Lima, zona rural de Montes Claros, Tatiana Cristina Alves Lopes fez pela primeira vez uma capacitação com o Sistema Faemg Senar, e já quer se inscrever nos próximos cursos. Ela, que há dois anos investe na produção de leite e queijos, espera ter ainda mais crescimento profissional.

“Eu aprendi a fazer queijos perguntando um e outro, e deu certo. Mas eu precisava ter mais aprimoramento, para ter um queijo com maior qualidade. Foi quando fiquei sabendo do curso durante a Expomontes. Ao longo da semana de capacitação, aprendi a identificar a qualidade do leite, a produzir vários tipos de queijos, iogurte e requeijão. A produção do queijo tem sido importante para o meu faturamento. Agora já vou buscar novas capacitações para seguir aprimorando”, comenta Tatiana Cristina.

Produtoras em foco

A edição 2023 foi marcada pela grande presença das mulheres nas ações do Sindicato Rural e Faemg dentro da Expomontes. O Encontro Agro Mulher – Norte de Minas reuniu mais de 40 produtoras rurais, de várias cidades, e debateu a sucessão, troca de conhecimentos, e trabalhos em novas parcerias, além de unir ainda mais as produtoras da região. A Comissão Faemg Mulher mediou o encontro.

Além desta ação, ao longo da exposição agropecuária o Sindicato realizou oficina voltada para as produtoras com o tema Gestão de Negócio Rural para Mulheres. O objetivo foi capacitar e mostrar a importância da gestão dentro das propriedades e como as produtoras podem evoluir ainda mais seus empreendimentos com mais técnica.

“De forma geral, as mulheres têm grande habilidade para as questões relacionadas a organização, além de um forte sentido de cooperação. Dessa forma, elas têm muito a contribuir na gestão financeira das atividades produtivas. Os potenciais e competências das mulheres vêm sendo reconhecidos, gradativamente. E a melhor forma de superar os desafios ainda existentes passa pela capacitação, para atuarem de maneira mais efetiva e proativa também no ambiente rural”, destaca a instrutora da oficina, Márcia Versiani.

Reunião Aspronorte

Aproveitando a grande movimentação do evento, presidentes e representantes de sindicatos rurais do Norte de Minas se reuniram no estande do Sistema Faemg Senar para tratar sobre a reativação das ações da Associação dos Produtores Rurais do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha (Aspronorte). Estiveram presentes representantes dos sindicatos de Manga, Chapada Gaúcha, Januária, Taiobeiras, Brasília, São João da Ponte, Francisco Sá e Montes Claros. A proposta do grupo é unir forças regionais para efetivar maior representação junto à diversas entidades em pleitos que impactam na atividade rural local, como questões ambientais, uso da água e fornecimento de energia elétrica. “A Aspronorte está algum tempo inativa. Estamos tentando levantar documentação necessária para colocar a entidade apta para representar a todos no Norte de Minas. A associaçaõ será a voz de todos os sindicatos, uma união de esforços para resolver demandas diversas da região, que tem suas peculiaridades e são comuns a todos os sindicatos locais”, explica Luiz Cláudio dos Santos, presidente do sindicato da cidade de Manga.

A expectativa do grupo é voltar a se reunir e apresentar o andamento das ações da associação durante o Faemg em Campo, que acontecerá no Norte de Minas no dia dois de agosto, na cidade de São João da Ponte.

Texto e fotos: Ricardo Guimarães