Dia de Campo apresenta resultados do Projeto Forrageiras para o Semiárido

Produtores rurais, técnicos de campo, estudantes e pesquisadores conheceram os resultados da segunda fase do Projeto Forrageiras para o Semiárido, que pesquisa espécies de alimentação animal que melhor se adaptam às condições climáticas do Norte de Minas, realizado pelo Instituto CNA, em parceria com a Embrapa, Sistema FAEMG/SENAR e Sindicato Rural de Montes Claros. A programação, que contou com cerca de 170 participantes, foi desenvolvida dentro da Unidade de Referência Tecnológica da Fazenda Buriti Santana nesta segunda-feira (4).

O presidente do Sindicato Rural, Alexandre Rocha, explica que a expectativa é que a região evolua ainda mais a partir de cada nova etapa da pesquisa. “Fizemos de tudo, a partir de 2017, para trazer uma unidade dessas de teste da tecnologia para o Norte de Minas, que realmente necessita, porque nossas condições climáticas são de semiárido. Só para exemplificar, o ano passado, as chuvas se encerraram no final de janeiro e só voltaram no final de dezembro; quase 11 meses e meio de seca. Então, é muito importante essa tecnologia de forrageiras resistentes ao semiárido, que vem acrescentar conhecimento e tornar a produção rural mais viável na nossa região”, lembrou Alexandre Rocha.

O Dia de Campo contou com três estações, com apresentação dos resultados da Fase 1 e as perspectivas para a Fase 2 sobre manejo e implantação do palmal; a produção de silagem em lavouras anuais, com o pesquisador José Wilson Bezerra, da Embrapa; e a apresentação dos resultados preliminares da Fase 2 da pesquisa, com o Dr. Roberto Pompeu, da Embrapa, focando no sistema de pastejo. Além disso, o evento foi prestigiado pelo vice-prefeito da cidade, Guilherme Guimarães, e o secretário de agricultura Osmani Barbosa Neto.

“Esse evento é extremamente importante, porque em um único espaço a gente consegue reunir produtores de várias cadeias, de várias atividades produtivas para apresentar os resultados das nossas pesquisas, realizadas nesse ambiente real. Foi possível a gente entregar para o produtor uma inovação, uma tecnologia para que ele possa replicar na sua propriedade. Quando a gente traz esse produtor aqui para o dia de campo, ele faz a leitura visual do que foi apresentado numericamente como resultados”, explicou a consultora de campo do Instituto CNA, Alenilda Carvalho de Novais.

O Dia de Campo do Projeto Forrageiras para o Semiárido teve o patrocínio da Sociedade Rural de Montes Claros, Confboi e Tratorpeças, além do apoio da Brasnica, da Copynorte e da Secretaria Municipal de Agricultura.