Em Brasília, produtores debatem importações de lácteos no Brasil

O Sindicato Rural de Montes Claros marcou presença no Encontro dos Produtores de Leite, em Brasília, promovido pela Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite. Discutiu-se os impactos das importações de lácteos e as medidas em andamento.

Medidas como aumento da alíquota do Imposto de Importação para 18% por um ano foram apresentadas, visando proteger o setor. O Comitê Executivo de Gestão também revogou reduções tarifárias de 2019. O ministro Paulo Teixeira se comprometeu a ampliar a compra de leite nacional em coordenação com governadores.

O diretor do Sindicato Rural de Montes Claros, Bruno Rabelo destacou que "é crucial proteger nossos produtores, garantindo igualdade de critérios para produtos importados". No entanto, apesar de as soluções já terem sido apresentadas ao Governo Federal, o pecuarista acredita que o resultado depende da vontade e agilidade do poder público.

Durante o encontro, o presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema FAEMG/SENAR ressaltou a necessidade de fiscalização rigorosa dos produtos lácteos importados. O país importou 168% mais leite de janeiro a julho de 2023 em comparação com o ano anterior.

A deputada Ana Paula Junqueira Leão, presidente da Frente Parlamentar, destacou a preocupação com a inviabilidade dos produtores frente às importações. Minas Gerais, líder na produção de leite, emprega 4 milhões formalmente na cadeia. Com 98% de produtores pequenos e médios, é essencial apoiar seu retorno às atividades.

Produtores rurais de vários estados do Brasil participaram do encontro. "O problema é grave e pede urgência, porém, entendemos que as relações internacionais com o Mercosul podem dificultar a dissolução do problema", conclui Bruno Rabelo.