Entidades apresentam sugestões para mitigar efeitos da seca na região

O Sindicato Rural de Montes Claros marcou presença em reunião realizada na última sexta (22), na Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE - AMAMS, em Montes Claros, para discutir estratégias e soluções diante do desafio da seca que assola a região do norte de Minas. O encontro contou com a participação de diversas entidades e representantes da sociedade civil, e teve como objetivo principal encontrar medidas efetivas para minimizar os impactos da estiagem.

A reunião, promovida pelos deputados federais José Silva, Paulo Guedes e Samuel Viana, teve a presença do diretor Bruno Rabelo e da vice-presidente Hilda Loschi. Durante participação no dispositivo de honra, representando o presidente Alexandre Rocha, Bruno Rabelo ressaltou a importância da discussão com todos os representantes públicos e a necessidade de envolvimento das entidades e da sociedade civil. Segundo Rabelo, as consequências da seca afetam não apenas os agricultores e pecuaristas, mas toda a sociedade do norte de Minas. “É fundamental unir esforços para encontrar soluções que possam trazer alívio e resiliência às comunidades afetadas”, afirmou.

Durante a reunião, foram discutidas propostas de ações imediatas e estruturantes para enfrentar os desafios da seca. Entre as medidas imediatas, destacou-se a postergação do vencimento dos financiamentos e a solicitação de crédito adicional por meio de uma nova medida provisória. Além disso, as operações financeiras com valores até $200 mil seriam prorrogadas sem a necessidade de laudos técnicos.

“No que diz respeito às ações estruturantes, foram apresentados planos de investimento em barraginhas e barragens, totalizando 30 milhões de reais”, relata Bruno Rabelo. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba - Codevasf, também propôs destinar R$60 milhões para ações de convivência com a seca, como a construção de pequenas barragens, terraceamento, cercamento de nascentes e barraginhas. A abertura de poços e aquisição de caminhões-pipa também foram mencionadas como medidas de curto prazo. Para apoiar os agricultores afetados, foi sugerida a destinação de R$36 milhões para a aquisição de sementes.

Outra proposta discutida durante a reunião foi a venda de milho em balcão pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na superintendência de MG, com a disponibilização de 400 toneladas em Montes Claros. Além disso, a abertura de novos polos na região e a utilização do estoque regulador já existente foram abordadas como alternativas para garantir o abastecimento. “Esses são pleitos importantes que estão sendo aguardados para a primeira quinzena de janeiro”, relata o diretor.

A retirada do ICMS na comercialização de gado também foi pleiteada, com o intuito de aliviar os impactos financeiros enfrentados pelos produtores rurais. Além disso, foi ressaltada a importância de liberar recursos do PROMANANCIAL, programa estadual da Copasa. Durante a reunião, o Banco do Nordeste (BNB) informou que aguarda as condições para a renegociação dos financiamentos através do Governo Federal, além da flexibilização para microcréditos.

Para a vice-presidente Hilda Loschi, a reunião foi produtiva e a entidade acompanhará o andamento das ações. “Contamos com o comprometimento público dos nossos representantes para que as ações de mitigação dos efeitos da seca sejam efetivadas, mas, muito além disso, que as políticas públicas e a legislação sejam adaptadas e renovadas para permitir que os produtores rurais tenham segurança ao investir e trabalhar. É necessário que situações emergenciais, como a que estamos vivendo agora, sejam prevenidas e evitadas. Isso é possível e vamos lutar para que se torne realidade”, finaliza Loschi.