top of page

Expomontes recebe painel técnico sobre pecuária no Semiárido Mineiro

  • Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros
  • 17 de jun.
  • 2 min de leitura

Rebanho na URT do projeto Forrageiras para o Semiárido, em Montes Claros
Rebanho na URT do projeto Forrageiras para o Semiárido, em Montes Claros

No dia 5 de julho (sábado), a partir das 8h, o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros promove um encontro técnico com foco nos desafios e nas soluções para uma pecuária mais sustentável e lucrativa no Semiárido Mineiro.


Na programação, que é gratuita e aberta a todos os interessados, a Supervisora de campo do Instituto CNA, Alenilda Carvalho, apresentará os resultados do projeto “Forrageiras para o Semiárido – Gado de Corte e Leite”, com foco em estratégias alimentares para aumento da produtividade na região.


Na sequência, acontece o painel "Resultados das pesquisas para uma pecuária rentável no Semiárido Mineiro", com participação de pesquisadores da Epamig Norte, Unimontes e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a mediação do professor e pesquisador Virgílio Mesquita.



O painel faz parte da programação da 51ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros - Expomontes, que será realizada de 2 a 13 de julho no Parque de Exposições João Alencar Athayde.


Convidados:


Alenilda Carvalho de Novais (Instituto CNA)

Engenheira agrônoma e supervisora de campo no projeto Forrageiras para o Semiárido, atua na extensão rural desde 2005, com ênfase na produção animal e vegetal e planejamento estratégico rural.


Edson Porto (Unimontes)

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Tem experiência na área de Forragicultura e Pastagens, com ênfase em ecofisiologia de plantas forrageiras, espécies de gramíneas forrageiras adaptadas ao semiárido e manejo sustentável de pastagens.


Leidy Rufino (Epamig Norte)

Engenheira agrônoma e pesquisadora em sistemas de produção agropecuária no Semiárido. Apresenta os avanços da Epamig na adoção de tecnologias voltadas à melhoria da produção e da rentabilidade de sistemas agropecuários no Norte de Minas.


Thiago Gomes dos Santos Braz (UFMG)

Professor do Departamento de Zootecnia. Trará os principais projetos desenvolvidos atualmente, com seleção e avaliação de genótipos de capim-buffel (e outras forrageiras) e desenvolvimentos de metodologias para fenotipagem de alta eficiência de plantas forrageiras.


Virgílio Mesquita (Unimontes)

Engenheiro Agrônomo, mestre e doutor em Zootecnia, com ênfase em estabelecimento, manejo e avaliação de plantas forrageiras e pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e avaliação de plantas forrageiras, estabelecimento, avaliação e manejo de pastagens e diferimento estratégico do uso do pasto.

 
 
 

Comentários


bottom of page