Jovem Aprendiz: Sindicato Rural dá início a Programa de Aprendizagem Rural

Há mais de 20 anos o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES promovem treinamentos e cursos de aprendizagem rural e promoção social para produtores e trabalhadores rurais e suas famílias. Na última segunda-feira, 10 de maio, mais uma iniciativa para capacitação profissional foi celebrada. Em termo de parceria firmado com a Somai Alimentos, as entidades deram início ao programa que poderá capacitar jovens a partir de 14 anos.

Com base na Lei nº10.097/2000, que versa sobre o trabalho de menores de idade, o Programa de Aprendizagem Rural está estruturado em 14 módulos, entre aulas teóricas e práticas que tratam de temas como habilidades socioemocionais, empreendedorismo e conteúdos da avicultura como corte e postura. Serão 852 horas de aprendizado até o fim do ano, com previsão de término em dezembro.

Esta é a primeira turma do Programa de Aprendizagem Rural em Minas Gerais. O presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino, explica que, além dar aos jovens a oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho, o programa vem para atender uma necessidade cada vez mais latente na região, que é a de mão de obra qualificada.

“Além dos mais de 300 cursos já oferecidos aqui em nossa cidade e nos outros oito municípios da nossa base, e dos cursos técnicos gratuitos promovidos pelo nosso Sistema, agora temos mais uma oportunidade de profissionalização para os jovens provenientes do meio rural”, diz. O programa iniciado na Somai será direcionado a cadeia produtiva da avicultura.

Além do presidente do Sindicato Rural, estiveram presentes na abertura do programa o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR, Dirceu Martins, o mobilizador Amarildo Borges e o diretor presidente da Somai, João Marcelo Horta Mendes. A gerente pedagógica do Senar, Mírian Barbosa e a coordenadora do programa, Cristiane Trigueiredo, participaram do evento de forma virtual.