top of page

Macaúba é tema de palestra em Montes Claros

Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza, no próximo dia 13 de novembro, a partir das 8h30, no Auditório Osmani Barbosa no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, a Palestra “Cultura da Macaúba e sua integração num processo industrial”, proferida pelo Engenheiro Agrônomo José Carlos Fialho Resende.


Ele é formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Fitotecnia pela UFV e Doutorado em Energia Nuclear na Agricultura pela USP/CENA. É pesquisador da EPAMIG desde 1993, atuando nas áreas de Grandes Culturas, Biotecnologia, Fruticultura, Produção de Sementes e Mudas e Espécies Oleaginosas. Foi coordenador da EPAMIG em três projetos financiados pela Petrobras, além de outros pela FAPEMIG, com espécies produtoras de óleo. É membro do Comitê Estadual de Política de Biodiesel do Estado de MG.


Os temas abordados são: Conceito moderno de Bioeconomia; Bioeconomia na prática; o Brasil e as vantagens comparativas para Bioeconomia; Macaúba- uma das mais promissoras cadeias da Bioeconomia brasileira; Caraterização da planta de macaúba e seu potencial econômico – mercados; Criação da cadeia – Planejamento estratégico – Agro extrativismo; Agricultura Regenerativa; Biorefinarias de pequeno porte; e Cluster.


Segundo José Carlos, há registros da cultura da Macaúba nos Municípios de Montes Claros, Mirabela, Coração de Jesus, Brasília de Minas e Ibiaí, no Norte de Minas. Mas não há catalogação da quantidade existente da Palmeira na região.


Somente da Cooperriachão vivem mais de 400 famílias da exploração extrativista.


“Precisamos conscientizar a população do potencial da macaúba aqui na Região. Além de seu óleo, outros produtos provenientes dessa espécie, que são superiores podem ser explorados, Também é possível a substituição do óleo de mesa”, informou o pesquisador.


O evento conta com o apoio da Emater, Codevasf, Cooperriachão, Banco do Nordeste e Prefeitura de Montes Claros. É patrocinado pelo Sicoob Credinor, Sindicato dos Produtores Rurais e pela Sociedade Rural de Montes Claros.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no início do evento.


PROGRAMAÇÃO

  • 8h30 Inscrições

  • 9h Abertura

  • José Henrique de Carvalho Veloso - Presidente da Sociedade Rural de Montes Claros

  • Alexandre Aguiar Rocha – Presidente do Sindicato Rural de Montes Claros

  • Dario Colares – Presidente do Sicoob/Credinor

  • 9h15 Palestra

  • 10h15 Intervalo para Café

  • 10h30 Debates - Debatedor: Danilo Colares

  • 11h Elaboração de um Plano de Ação, visando implementar e acompanhar as atividades propostas e discutidas

  • 12h Encerramento

 
 
 

Comments


bottom of page