"Sementinhas do Agro" é lançado na 51ª Expomontes com foco em educação e valorização do campo
- Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros
- há 4 minutos
- 3 min de leitura

O Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros acaba de lançar o programa “Sementinhas do Agro”, uma iniciativa inédita voltada para crianças de até 12 anos, com o objetivo de aproximá-las da realidade do campo e fortalecer, desde cedo, a consciência sobre a importância da produção rural no cotidiano das pessoas. O programa será implementado ao longo da exposição, dentro do Parque de Exposições João Alencar Athayde, com participação de escolas públicas e privadas previamente inscritas.
A proposta é proporcionar experiências práticas, educativas e lúdicas que mostrem, de forma acessível e divertida, como funciona a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente, o cuidado com a terra e a água, o manejo dos animais e a importância das pessoas que trabalham no campo. O circuito inclui visitas guiadas por monitores capacitados, estações temáticas, contato com animais, hortas e um concurso criativo de frases e desenhos.
Vice-presidente do Sindicato e coordenadora do projeto, Hilda Loschi ressalta que a ação vai muito além do entretenimento. “Nosso objetivo é plantar conhecimento. Mostrar de onde vem o leite, como se colhe uma hortaliça, o que significa cuidar da terra. Mas, principalmente, mostrar para essas crianças a diferença do que está presente no material escolar disponível e a realidade do produtor e da produção rural. Quando a criança vê isso de perto, entende de verdade o valor do trabalho no campo. E esse entendimento é o que forma adultos mais conscientes e respeitosos com quem produz.”
O presidente do Sindicato, Alexandre Rocha, destaca que o “Sementinhas do Agro” nasce de uma preocupação com o futuro da própria atividade rural. “Precisamos pensar em quem vai se interessar pela atividade rural, entender sua importância, respeitá-la. Isso começa na infância. O Sindicato tem esse papel: contribuir com a formação de uma geração mais conectada com o campo, mesmo que ela viva na cidade.”
Minas Gerais tem mais de nove milhões de hectares dedicados à produção de alimentos. O setor rural representa mais de 20% do PIB estadual e emprega diretamente milhões de pessoas. Apesar disso, ainda existe um grande distanciamento entre o que se consome e como é produzido, a responsabilidade e a sustentabilidade dessa produção . O “Sementinhas do Agro” surge como resposta a essa desconexão, apostando na educação como ferramenta de transformação.
Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins, o projeto é uma importante ferramenta para mostrar para as crianças de onde vem os alimentos que consomem no dia a dia, e apresentar um pouco da vida do produtor rural, que trabalha de sol a sol. "São essas ações que ajudam a construir uma narrativa correta de quem, de fato, alimenta o Brasil e de onde vem a grande riqueza, geração de trabalho e renda do país, que é do campo. Essas crianças que passarem pelo estande do Sindicato e Sistema Faemg Senar passarão a valorizar ainda mais o produtor rural", avalia.
A iniciativa é realizada com apoio da FAEMG, por meio da Gerência da Mulher, Jovem e Inovação e da Comissão FAEMG Mulher, e contará com a participação de dezenas de escolas da cidade e região já cadastradas. Durante a Expomontes, centenas de crianças participarão das atividades, reforçando a missão do Sindicato de valorizar o campo não apenas como atividade econômica, mas como base da formação social, cultural e alimentar da população.
Comments