top of page

Seminário destaca irrigação como chave para produção mineira

  • Ricardo Guimarães
  • 6 de ago.
  • 2 min de leitura

ree

Inovação e valorização da agricultura irrigada serão os destaques do 2º Seminário Mineiro de Irrigação, no dia 13 de agosto, em Montes Claros, no Centro de Convenções do Parque de Exposições João Alencar Athayde, com entrada gratuita. A proposta é apresentar novas soluções e os mais recentes debates sobre a irrigação, que é essencial para o desenvolvimento da produção agropecuária em toda Minas Gerais. Na programação, palestras de especialistas renomados mundialmente no segmento.


O evento é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar e do Governo de Minas, conta com o patrocínio do Confea e da Valley, além do apoio de diversos parceiros institucionais. “O 2º Seminário Mineiro de Irrigação ocorre em um momento estratégico, com a publicação do novo Decreto da Agricultura Irrigada em Minas Gerais e de portarias importantes, como a da outorga sazonal para a bacia do Rio São Francisco. A irrigação é essencial para a produtividade, sustentabilidade e adaptação climática no Semiárido. O evento será um espaço qualificado para discutir o uso eficiente da água, e o Sistema Faemg Senar apoia essa agenda com foco na capacitação dos produtores e no fortalecimento de políticas públicas que promovam o desenvolvimento regional”, destacou a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos.


A irrigação gera um aumento vertical na produtividade, sem expansão horizontal, criando um efeito "poupa terra" significativo também para o meio ambiente. Essa prática, aliada à reservação de água, torna-se fundamental para a adaptação às mudanças climáticas. “O Seminário Mineiro de Irrigação fomentará a discussão sobre o uso dos recursos hídricos, que tanto tem sido debatido nos últimos meses. Não podemos produzir sem água, por isso, temos o compromisso de garantir o uso consciente e responsável dos recursos, bem como de reforçar, junto à sociedade, que o produtor rural também é produtor de água”, define o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, parceiro nas ações, Alexandre de Aguiar Rocha.



Programação

8h30 - Recepção, credenciamento e café de boas-vindas


9h – Abertura


9h30 - Palestra gestão de águas subterrâneas (experiências do Nebraska/EUA)

Lineu Neiva – Embrapa Cerrados


10h30 - Palestra: Estudo do potencial hídrico da região Oeste da Bahia

Everardo Mantovani (professor titular sênior UFV, consultor)


11h10 - Palestra: Gestão integrada das águas superficiais subterrâneas na Bacia Hidrográfica do São Francisco: Sub-bacias dos Rios Verde Grande e Carinhanha

Mariana Antonieta (SGB)


11h50 - Debate e troca de experiências - Moderadora Jordana Girardello (CNA)


12h30 – Almoço (gratuito)


14h - Palestra: Desafios energéticos da irrigação em Minas Gerais

Afonso Santos (Unifei)


15h - Palestra Irrigação com déficit

João Batista Reis (Epamig)


15h50 - Lançamento da outorga sazonal da Bacia do São Francisco e SOUT

Marcelo da Fonseca (Igam)


16h30 - Debate e troca de experiências - Moderador: Guilherme Oliveira (Sistema Faemg Senar)


17h - Café e encerramento

 
 
 
bottom of page