Sindicato alerta para campanha de atualização de rebanhos

A partir do dia 15 deste mês os pecuaristas deverão realizar o cadastro dos animais junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA para continuar tendo acesso aos serviços como emissão de nota fiscal e guias de trânsito animal (GTA). O prazo vai até o dia 30 de junho, e as informações deverão ser atualizadas anualmente.

As novas normas para o cadastramento de animais foram publicadas pelo IMA no Diário Oficial do Estado do último dia 29. Até 2022, a atualização cadastral ocorria junto à declaração de vacinação contra a zoonose e tinha ênfase em bovinos e bubalinos. Agora, outras espécies poderão ser monitoradas, como equídeos, caprinos, ovinos, aves, abelhas e animais aquáticos. A modernização permite ainda que o serviço veterinário oficial aja de maneira mais rápida e eficiente em casos de emergências.

O cadastro dos rebanhos, em Minas Gerais, ocorrerá entre 15/5 e 30/6, nos mesmos canais em que o pecuarista realizava a declaração de vacinação contra a aftosa. De forma on-line, pelo site ima.mg.gov.br, ou presencialmente, nas unidades do instituto e nos postos de atendimento conveniados, como é o caso do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros.