
Produtoras Rurais estiveram reunidas nesta segunda-feira, na sede do Sindicato Rural de Montes Claros, para mobilização do FAEMG Mulher. A presidente da Comissão, Lilian Laughton, apresentou o Sistema, que é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, as federações e os Sindicatos de Produtores Rurais.
Para a diretora do Sindicato Rural Hilda Loschi, o grupo é fundamental para que as mulheres possam crescer de forma coletiva. “Uma mulher não vai sozinha, ela vai carregando outras. Precisamos estar focadas na formação de lideranças, no empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável de nossos negócios”, diz.
A mudança na participação das mulheres nas entidades foi lembrada por algumas participantes. “Antigamente havia uma diretoria feminina, mas o foco era organizar festas, desfiles, cafés. Hoje, nos encontramos aqui com assuntos como empreendedorismo. Isso me deixa muito orgulhosa”, destacou Ângela Quadros Laughton.
Uma das demandas apresentadas pelas mulheres foi a necessidade de capacitação para a sucessão no campo. "Temos dificuldade de falar sobre isso, mas é preciso discutir. Por isso, precisamos trazer para este grupo só nós temas ligados ao agro, mas de pertencimento, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal", pondera a médica veterinária Silene Barreto.
De acordo com Lílian Laughton, a Comissão FAEMG Mulher promoverá encontros e reuniões, interação, palestras e painéis interativos, com temas como agro no futuro, sustentabilidade e desenvolvimento de lideranças femininas. "Mais do que um espaço de formação, também seremos uma ferramenta de facilitação de negócios, conexões. "Queremos criar uma relação de confiança entre nós, para que possamos pedir socorro umas às outras", completou Hilda Loschi.
Para a produtora Sônia Lopes Cardoso, o grupo será importante para obter conhecimento para cuidar do patrimônio. "Inúmeros são os desafios que nós, enquanto produtores, ou qualquer pessoa que se proponha a empreender enfrenta. Vamos construir uma história, fazendo algo que seja muito importante pra nós, pra toda sociedade, pra nossos filhos", avaliou.
Os núcleos de mulheres estão sendo criados em vários municípios do estado. Na região, municípios como Manga, Espinosa e Buritizeiro já estão mobilizados. "O próximo passo é definir nosso projeto para começarmos a planejar as ações e trazer mais mulheres para junto de nós", conclui Hilda Loschi.
Comments