Sindicato Rural de Montes Claros alerta irrigantes para recadastramento na Cemig

Os produtores rurais irrigantes de Minas Gerais tem até o dia 29 de setembro para atenderem à convocação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e realizarem o recadastramento de suas instalações elétricas. Desde 2017, conforme determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Cemig deve anualmente convocar um público específico que usufrui do desconto na conta de energia elétrica para comprovar o caráter de irrigante e continuar usufruindo do desconto na conta de energia.

"Esse desconto é um incentivo concedido aos agricultores que utilizam eletricidade em horários fora do pico de demanda, contribuindo assim para a estabilidade e eficiência do sistema elétrico. A prática desse procedimento auxilia a evitar sobrecargas na rede durante os horários de maior consumo, como durante o horário comercial", explica o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Alexandre Rocha.

No entanto, é preocupante observar que a adesão ao recadastramento tem sido baixa. Neste ano, no Norte de Minas, dos quase cinco mil usuários convocados, menos de 20% procurou a empresa para renovar o cadastro. "É fundamental que nossos produtores rurais atendam prontamente à convocação da Cemig para o recadastramento de suas instalações elétricas. Não cumprir essa exigência pode resultar na perda do desconto na conta de energia, o que impactará diretamente nas operações agrícolas e no custo de produção", alerta Alexandre Rocha.

Os agricultores que não realizarem o recadastramento até o dia 29 de setembro de 2023 enfrentarão a suspensão dos benefícios do desconto na conta de energia elétrica. Isso pode levar a aumentos significativos nas tarifas de eletricidade, com incrementos que podem ultrapassar os 100%, devido à perda dos descontos e ao aumento de impostos. A convocação foi feita através de correspondência, e também através das contas de energia.

"A Cemig disponibiliza diversos canais de atendimento para facilitar o processo de recadastramento, incluindo agências presenciais, serviços online e um aplicativo dedicado", informa o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros. "Pedimos aos produtores rurais da região para que não deixem de cumprir esta obrigação, garantindo assim o funcionamento eficiente de suas atividades agrícolas e evitando impactos negativos em seus custos de produção", finaliza Alexandre Rocha.