Sindicato Rural de Montes Claros celebra homenagem ao ex-presidente José Avelino Pereira Neto

A entrega do Prêmio Mérito Ambiental "Professor Ivo das Chagas" marcou um importante reconhecimento ao ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, José Avelino Pereira Neto, por sua significativa contribuição para a preservação ambiental e defesa dos interesses dos produtores rurais da região Norte de Minas.

O prêmio, entregue durante a última reunião anual do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) no dia 14 de dezembro, é uma obra de arte em formato de formiga, confeccionada pelo artista plástico Gu Ferreira. O evento foi marcado pela presença do secretário municipal de Meio Ambiente e presidente do CODEMA, Soter Magno, que destacou a importância da homenagem e ressaltou a transparência e democracia na votação. Também participou da premiação o vice-prefeito da cidade, Guilherme Guimarães.

José Avelino Pereira Neto, reconhecido como um líder visionário e incansável defensor dos interesses dos produtores rurais, foi homenageado na categoria produtor rural. Durante sua gestão à frente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e como vice-presidente da FAEMG - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, sua atuação se destacou especialmente na defesa das questões ambientais.

Sob sua liderança, o sindicato idealizou a Comissão de Estudos Ambientais, composta por uma equipe multidisciplinar, dedicada a debater e oferecer soluções inovadoras para as questões ambientais no agronegócio. Avelino também liderou campanhas anuais contra queimadas, ciente dos desafios enfrentados devido ao clima seco na região.

Durante a gestão de José Avelino, o Sindicato Rural de Montes Claros promoveu diversos cursos de brigadistas, beneficiando funcionários de instituições como o Parque Estadual da Lapa Grande, capacitando-os para prevenir e controlar incêndios. Além disso, foi um defensor incansável da conscientização sobre o uso sustentável dos recursos hídricos, incentivando técnicas de manejo adequado da água entre os produtores rurais, em parceria com o Sistema FAEMG SENAR.

"A visão abrangente e o comprometimento de José Avelino Pereira Neto deixaram um legado inspirador. Seu trabalho incansável na defesa dos produtores rurais e na preservação do meio ambiente servem como exemplo de como ações integradas e sustentáveis podem impactar positivamente a comunidade e o desenvolvimento responsável do agronegócio", afirma o atual presidente da entidade, Alexandre de Aguiar Rocha.

"O Sindicato Rural de Montes Claros se orgulha do legado deixado por José Avelino Pereira Neto, um verdadeiro defensor do equilíbrio entre a atividade rural e a preservação ambiental, sendo lembrado não apenas como um líder, mas também como um exemplo de comprometimento e dedicação ao setor agrícola da região", finaliza..