Sindicato Rural e Sistema FAEMG/SENAR promovem cursos durante a 47ª Expomontes

A tradicional Exposição Agropecuária de Montes Claros se aproxima, e mais uma vez o Sindicato dos Produtores Rurais do município vai oferecer cursos de aprendizagem rural e promoção social ao público. Nesta edição, por causa das determinações municipais, com turmas reduzidas e respeitando as normas de distanciamento e higienização.

Serão oferecidos treinamentos em Manutenção de Trator e Produção, Artesanal de Alimentos, Equitação e Drone (Mapeamento e interpretação agronômica de imagens e Operações Básicas). Os cursos são gratuitos e as vagas limitadas.

"Para o curso de equitação, é necessário trazer o animal para o parque de exposições, onde serão realizadas as aulas", esclarece o presidente do Sindicato Rural, José Avelino Pereira Neto. Podem se inscrever para as turmas produtores e trabalhadores rurais e seus familiares.

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR, Dirceu Martins, reforça a importância da presença da entidade na Expomontes, que é vitrine do agronegócio em âmbito estadual e nacional. "Nossa essência é ensinar fazer, fazendo, e mesmo diante da pandemia realizaremos esses eventos, tomando todos os cuidados, pois sabemos que nossa saúde é o mais importante", diz.

As inscrições para os cursos oferecidos podem ser realizadas pelos telefones (38) 3215-1058 e 99907-9520. "Reiteramos que os cursos são gratuitos, mas as vagas são limitadas", reforça o presidente José Avelino.

A Expomontes é promovida pela Sociedade Rural de Montes Claros, é a maior mostra agropecuária do Norte de Minas e uma das mais importantes do Estado e do País. “Levar a Expomontes para o mundo virtual é mais uma vez ouvir o chamado do campo, que agora mais que nunca se fez vigoroso e estamos unidos nesta missão soberana de atender as demandas do produtor. Assim pretendemos escrever nas páginas históricas da Sociedade Rural de Montes Claros este importante capítulo, que de maneira exponencial que eleva o desenvolvimento da agropecuária de toda uma região”, falou o Presidente da entidade, Moacyr Basso.

Sindicato também estará presente com estande virtual

Além da promoção dos cursos presenciais e da disponibilização de treinamentos on-line na plataforma do evento, o Sindicato Rural e o Sistema FAEMG/SENAR também participarão com um estande virtual, onde os internautas poderão conhecer as instalações das entidades, entre outras informações.

"Nosso estande é sempre muito bem visitado durante a Expomontes, porque resgata a memória do nosso município. Já homenageamos a Igreja do Morrinhos, a antiga Estação Ferroviária e o primeiro Mercado Municipal, que ficava localizado onde atualmente está o Shopping Popular", conta José Avelino.

Neste ano, o Sistema FAEMG comemora 70 anos de sua fundação. formado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), pela regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no estado de (SENAR Minas), pelo Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) e por 386 sindicatos, a entidade representa os interesses dos produtores rurais mineiros, promove a valorização dos produtos do campo e difunde ações de preservação ambiental.

Além disso, o Sistema FAEMG fomenta a gestão eficiente nas propriedades, e oferece assessoria ambiental, contábil, técnica, jurídica aos produtores. Por meio do SENAR, promove cursos e treinamentos na aprendizagem rural e promoção social, e também atua no desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos, através do INAES.