Sindicato Rural oferece cursos gratuitos

Começa no dia 8 de novembro mais um curso de Mapeamento de Propriedades, promovido pelo Sindicato Rural de Montes Claros e pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES. O curso é pioneiro no Brasil, e permite um melhor entendimento das propriedades rurais em suas distribuições de áreas e de talhões. Na prática, o mapeamento geográfico vai dar as respostas certas aos produtores sobre quais áreas dão lucro ou prejuízo na propriedade.

A tecnologia no meio rural é uma realidade mundial e, no Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, não é diferente. As informações georreferenciadas de uma propriedade especificadas em um mapa permitem o produtor ter um gerenciamento mais assertivo, como fazer uma compra de insumos pela área produtiva, descontando as estradas, drenos, árvores e etc. Isto já gera uma economia na hora da aquisição.

Curso de uso e manutenção de tratores também será oferecido

Outro treinamento que será promovido nos próximos dias pela entidade é o de manutenção e uso de implementos: trator. Nele, os alunos aprendem a utilizar corretamente a máquina, bem como práticas indispensáveis para a manutenção correta dos tratores e o aumento da vida útil dos mesmos.

"O nosso Sistema vem trabalhando com muita intensidade para difundir informações e ensinar sobre as tecnologias", afirma o presidente do Sindicato Rural, José Avelino Pereira Neto. De acordo com ele, além dos cursos e treinamentos presenciais, os produtores e trabalhadores rurais também podem aprender on-line.

"Neste ano, por exemplo, lançamos uma série de vídeos com orientações sobre a utilização eficiente na operação e manuseio dos tratores agrícolas. São 19 vídeos de curta duração, que também abordam boas práticas para reduzir os impactos do uso da máquina e aumentar a capacidade operacional, reduzindo custos", conta.

Através do site "ead.senar.org.br/cursos", os trabalhadores e produtores rurais podem complementar o conhecimento e implementar novas práticas nas propriedades, aprender sobre os biomas, sustentabilidade e sobre as atividades do campo, inclusive sobre a gestão da empresa rural. Os cursos, presenciais ou on-line, são oferecidos gratuitamente.

Mais informações e inscrições pelos telefones 38 3215-1058 e 99907-9520.