Sindicato Rural pede prioridade na vacinação da classe

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Avelino Pereira Neto, enviou ofício ao prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, solicitando a inclusão dos produtores rurais e demais envolvidos na cadeia de produção de alimentos entre os grupos prioritários na vacinação contra a covid-19. Apesar de ser considerada atividade essencial, esses trabalhadores ainda não foram incluídos no programa de vacinação.

De acordo com José Avelino, desde que se iniciou a pandemia de Covid-19, ainda que com todos os riscos à saúde, o setor agropecuário garantiu a produção de alimentos e o abastecimento da população. "O setor foi considerado como atividade essencial na pandemia pelo Decreto Federal 10.282/2020, bem como nos Decretos publicados pelo município de Montes Claros, e os produtores rurais adotaram as medidas preventivas à doença, que tanto preocupa a sociedade, e continuaram trabalhando, enfrentando dificuldades logísticas e mercadológicas que se seguiram", afirma.

O presidente reforça que a vacinação desses profissionais vai garantir que os produtores rurais mantenham a produção e continuem contribuindo efetivamente para o equilíbrio econômico e social do país, proporcionando segurança alimentar, gerando empregos e garantindo saldo positivo à nossa balança comercial. "A inclusão daqueles que trabalham na cadeia produtiva da agropecuária no nosso município, executando atividade essencial, certamente proporcionará maior tranquilidade à população urbana, e contribuirá para os esforços do Governo Municipal para restabelecer a economia", completa.