Montes Claros recebe cursos de novas lideranças rurais e gestão com qualidade no campo

Na manhã de hoje (13), dois grupos de produtores rurais se reuniram no centro de Montes Claros para discutir novos horizontes para o campo.

Cerca de 30 jovens iniciaram o primeiro módulo do curso de Novas Lideranças Rurais, promovido pelo SISTEMA FAEMG, e realizado pelo SENAR e Sindicato Rural de Montes Claros. Durante a abertura, o presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da FAEMG, Ricardo Laughton, reforçou a necessidade da presença da juventude na tomada de decisões. “Nosso país passa por um momento econômico muito delicado. É preciso que os nossos jovens estejam preparados para representar a classe rural, e tomem a frente nas discussões”, afirmou o líder.

O Programa é composto de cinco módulos que abordam o setor do agronegócio dentro da economia globalizada, aspectos da política brasileira, problemas atuais para o desenvolvimento do agronegócio, potencialização das oportunidades do agronegócio, além de estimular a reflexão sobre os princípios de liderança e o papel do líder na transformação da sociedade. Os primeiro módulo do curso será encerrado amanhã (14), e os próximos serão realizados entre agosto e setembro deste ano. A estadia dos produtores de outros municípios, assim como a alimentação e material didático dos participantes são financiados pelo SISTEMA FAEMG.

Já no Sicoob Credinor, outro grupo se reuniu para discutir o futuro do agronegócio. O curso de Gestão com Qualidade no Campo (GCQ) também foi iniciado hoje, com a presença do instrutor José Heleno Húngaro, que ficará na cidade durante os três meses de treinamento. De acordo com ele, o objetivo do GCQ é transformar o fazendeiro em um empresário rural, fazendo com que ele aumente a produtividade do seu negócio. Produtores de Montes Claros, Janaúba e Francisco Sá, estiveram presentes.

De acordo com o gerente regional do SENAR MINAS, Dirceu Martins, “o curso está sendo realizado com formadores de opinião, um púbico seleto que irá multiplicar o conhecimento para a comunidade rural”. Para Ricardo Laughton, é importante lembrar que o agronegócio é a única atividade econômica que apresentou crescimento nos últimos anos. “Ao contrário da indústria, comércio e serviços, o campo está contratando. Assim como o curso de Gestão de Qualidade nos Sindicatos (GQS), o GQC pretende fazer com que o produtor rural gerencie seu negócio com excelência”, finaliza.

O programa

O GQC é um programa do SENAR MINAS desenvolvido em nove módulos, que englobam teoria de gestão, consultoria de gestão, teoria da qualidade e consultoria da qualidade. O nono módulo é o seminário que ocorre no final do curso com a apresentação de dois Planos de Gestão com Qualidade (PGQ), desenvolvidos pelos participantes ao longo do curso.

Para participar do programa, o produtor deve ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e poder disponibilizar duas pessoas da propriedade para participar dos módulos. O interessado deve procurar o Sindicato de Produtores Rurais do município ou o gerente do escritório do Senar na região para se informar das datas e programação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Procurar por tags