Sindicato Rural já mobiliza alunos para cursos de 2019

04.01.2019

A partir do dia 28 de janeiro o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, em convênio com o Senar Minas, volta a oferecer cursos de aprendizagem rural e promoção social para a população. As ações e atividades têm como objetivo capacitar os trabalhadores do campo e seus familiares, bem como promover saúde e bem estar social.

Para o primeiro trimestre de 2019, a entidade já tem 17 turmas planejadas. Os alunos receberão treinamento nas áreas de fruticultura, mecanização agrícola, apicultura, avicultura e pecuária, além de saúde bucal, prevenção de acidentes e outras modalidades.

De acordo com o mobilizador da entidade, Amarildo Borges, esta é uma oportunidade para aperfeiçoar técnicas e aumentar a renda. “Os alunos podem se inscrever em cursos para aprender novas atividades, bem como para melhorar o aproveitamento nas áreas em que já atuam”, explica. O Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferece mais de 300 treinamentos diferentes, tudo para profissionalizar ainda mais a atividade rural.

Inclusão Digital

Outro curso oferecido pela entidade é o de informática básica, que visa levar aos alunos, a partir de 12 anos de idade, conhecimento básico a respeito do funcionamento do computador e o acesso à internet.

Segundo a instrutora do curso, Ismênia Rocha, o treinamento é ideal para aqueles que nunca tiveram contato com o computador. “Aqui, ensinamos desde como ligar a máquina até como criar e enviar e-mails, editar textos e planilhas. Não existe limite de idade para participar”, conta.

Todos os cursos oferecidos possuem certificado de aprendizagem e são gratuitos. “Esta é uma das formas que o Sistema Sindical Rural encontrou para alavancar o agronegócio. Por meio dos cursos, levamos tecnologia, informação e especialização para os produtores rurais. Aplicar as técnicas aprendidas nas propriedades rurais é sinônimo de aumento de renda, sustentabilidade e sucesso”, finaliza o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino Pereira Neto.

Detalhes sobre os cursos oferecidos pelo Senar estão disponíveis no site da entidade. Informações sobre datas, inscrições e disponibilidade dos cursos podem ser obtidas no Sindicato Rural de Montes Claros, pelo (38) 3215-1058, ou pelo (38) 9 9209-7778.