Pavilhão do Queijo é novidade da Expomontes 2019

21.06.2019

 

Há dois anos está sendo realizado um trabalho intensivo para a certificação do Queijo Minas Artesanal (QMA) no Norte de Minas. Neste ano, o Sindicato dos Produtores Rurais e a Sociedade Rural de Montes Claros trazem, durante a Expomontes, um espaço exclusivo para venda e exposição do QMA produzido em Montes Claros e região: o Pavilhão do Queijo.

Ao todo serão 15 expositores, selecionados por meio de chamamento público do Idene, um dos parceiros da iniciativa. O projeto também tem o apoio da Emater-MG, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sistema FAEMG/SENAR, Epamig e do Sebrae-MG, além da Secretaria Municipal de Agricultura.

A extensionista da Emater-MG, Denise Maia, explica que os produtores selecionados participaram das reuniões e tiveram orientações e assistência técnica nas boas práticas de fabricação do QMA. "Nossa intenção é agregar valor ao produtor, gerar mais renda e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida no campo", diz. É importante lembrar que o QMA só pode ser feito pelas propriedades leiteiras, sendo vedada a produção com leite terceirizado. A extensionista ressalta que o IMA fará o trabalho de fiscalização para garantir as boas práticas agropecuárias nas propriedades.

A Expomontes é a maior feira do agronegócio no Norte de Minas, e uma das maiores do estado. Mais de 360 mil pessoas devem passar pelo Parque de Exposições João Alencar Athayde durante os 10 dias de festa. Além do Pavilhão do Queijo, os visitantes também poderão visitar estandes de diversos segmentos, entre eles o espaço institucional do Sistema FAEMG/SENAR e a Feira da Agricultura Familiar.

Para o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, este é um dos passos para a valorização e reconhecimento do produto norte mineiro. "Neste ano, os produtores de queijo de Minas Gerais conquistaram 50 medalhas no Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França. Queremos que nossa região esteja, em breve, representada em eventos como este. Porém, é necessário dar continuidade ao trabalho pela certificação, e o Sistema FAEMG é o maior parceiro do produtor nessa tarefa", afirma.

A 45ª Expomontes será realizada do dia 28 de junho ao dia 7 de julho deste ano, com shows, leilões, julgamento de animais para o ranqueamento nacional, seminários e concursos. O evento também terá o Encontro da Agroindústria e um espaço dedicado à educação infantil, focada no meio ambiente. No dia 3 de julho, aniversário de Montes Claros, a entrada é franca.

Please reload

Posts Em Destaque

Pecuária de Corte: Painel Campo Futuro levanta informações sobre o setor

03.09.2020

1/4
Please reload

Posts Recentes

April 3, 2020

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Procurar por tags