Sindicato Rural de Montes Claros comemora 50 anos



Em 2019, o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros completa meio século de história. Filiado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG, o Sindicato Rural é o representante legal da classe e atende outros oito municípios na extensão de base.


A primeira diretoria da entidade tomou posse em outubro de 1969. Entretanto, a história do sindicalismo rural de Montes Claros começa bem antes, em 1963, quando foi iniciada a organização sindical do campo brasileiro. À época, a Sociedade Rural recebeu a carta sindical, e após avaliar as conseqüências que a mudança traria, reuniu 20 produtores para fundar o Sindicato dos Produtores Rurais da cidade.


Ao longo da história do Sindicato Rural, foram muitas lutas e conquistas. Alguns desafios foram constantes, e ainda hoje permanecem em evidência, como é o caso da invasão das propriedades. A entidade também foi pioneira no oferecimento de cursos de aprendizagem rural e promoção social, ainda na década de 1990, quando foi instituído o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Aproximadamente 50 mil pessoas já receberam as capacitações por meio do convênio.




Por causa da representação política da categoria, o Sindicato Rural traz benefícios não somente para os associados, mas para toda a classe. “Nossas conquistas se estendem a todos os produtores e produtoras rurais. Estamos na base da representação, nos municípios. No âmbito estadual nós temos a FAEMG, e no federal nós temos a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – a CNA. É através dessa união de forças que conseguimos alcançar melhorias para o setor”, afirma o atual presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino Pereira Neto.


Para celebrar os 50 anos de história, a entidade homenageará todos os ex-presidentes da entidade, bem como a atual diretoria e empresas parceiras. O Sindicato Rural também prestará agradecimento aos associados e colaboradores, homenageando um dos associados presentes na reunião de fundação da entidade, e um dos funcionários mais antigos da casa.


O evento de comemoração, que será realizado no dia 4 de novembro, também terá uma palestra com o economista e colunista do Canal Rural Miguel Daoud. O palestrante é referência na análise econômica e política do Brasil, com base em índices e acontecimentos que direcionam o agronegócio e a indústria. Graduado na Escola Superior de Administração de Negócios pela Universidade Católica de São Paulo, é analista financeiro e comentarista das principais emissoras de TV e rádio do país.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Procurar por tags