Desafio AgroJovem: inscrições vão até domingo (27)

As inscrições para o Desafio AgroJovem!, competição de empreendedorismo e inovação entre equipes promovida pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, vão até o próximo domingo, 27 de setembro. Poderão se inscrever jovens estudantes do ensino técnico, médio ou superior; de qualquer curso. É preciso também ter de 16 a 30 anos e residir no estado de Minas Gerais. Cada equipe deve ter entre 2 a 5 integrantes. Não é preciso entender de agronegócio, ou de tecnologia, os participantes receberão toda a capacitação necessária para transformar uma ideia em negócio.


Em pouco menos de dois meses (outubro e novembro), eles vão encarar quatro fases: capacitação, seleção inicial, mentorias e a grande final. Tudo 100% online. As soluções a serem desenvolvidas devem atender desafios em uma das seis áreas: conectividade na área rural, sustentabilidade ambiental, acesso a mercado, redução de custos, aumento de produtividade e sucessão familiar


"O objetivo do desafio AgroJovem é despertar nos jovens o senso de protagonismo na solução de problemas complexos, formando líderes preparados para atuar com a volatilidade e incertezas presentes nessa era digital", explica o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, que conclama os jovens da região para participarem do desafio. "Também é objetivo desta iniciativa, apoiar o surgimento de novas tecnologias e soluções, incentivando-as a se tornarem novos negócios, atuando diretamente no dia a dia de todos os envolvidos no ramo", informa.


Para a primeira fase, serão selecionadas até 50 equipes, que passarão por um ciclo de 12 encontros online com consultores de várias áreas e profissionais de entidades de destaque. Ao final dessas capacitações, as equipes irão apresentar uma ideia inicial de projeto para uma banca de corte. Somente 10 equipes seguirão para a fase seguinte dessa competição, com mentorias de especialistas em aceleração de ideias e soluções inovadoras, para avançar em seu modelo de negócio e iniciar contatos com empresas e investidores. As três equipes finalistas serão premiadas e participarão de uma viagem para o Agritech Valley, o pólo de inovação do agronegócio, localizado no Vale da Piracicaba (SP). Lá terão acesso a startups do setor, grupos de investidores e oportunidades de negócios.


Para Marília Saraiva, analista técnica de formação profissional rural, “cada vez mais, o jovem torna-se protagonista em todas as suas atividades. Ele já compreendeu o potencial de empreender, de ter seu próprio negócio, e acompanha com atenção as oportunidades que o mercado oferece. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES tem se empenhado em estimular a manutenção do jovem no campo, com programas e capacitações gratuitas que propiciam a geração de emprego e renda na atividade rural. O Desafio Agrojovem vem se somar a esse trabalho, e certamente será uma grande oportunidade para os que toparem essa jornada”.

| INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas pelo Sympla, e são gratuitas. A divulgação das 50 equipes selecionadas será no dia 2/10.  O edital com todas as informações sobre o Desafio AgroJovem está no site do Novo Agro 4.0: www.novoagro.org.br.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Procurar por tags