• Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros

Entidades se reúnem para viabilizar certificação do QMA


O presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino Pereira Neto, se reuniu na última terça-feira, 21 de setembro, com representantes da Emater-MG e do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA, para discutir a regularização e a valorização do Queijo Minas Artesanal na região.

"Essa é uma demanda dos produtores rurais de Montes Claros e de algumas cidades da extensão de base do nosso Sindicato. Nosso objetivo é traçar um plano de ação para incentivar e auxiliar nessa regularização", explica o presidente.

A certificação do QMA é uma luta e um desejo de muitos produtores de queijo do Norte de Minas, pois significa maior segurança alimentar e valor agregado ao produto. "Há alguns anos esse trabalho em busca do certificado vem sendo feito, e vamos reunir alguns produtores, que já iniciaram o processo, para acompanhar de perto" conta José Avelino.

É importante salientar que o Sistema FAEMG/SENAR possui cursos e treinamentos voltados para a produção de queijos e outros derivados do leite, dentro da cadeia de bovinocultura leiteira. "Os produtores rurais interessados em aprender mais sobre a atividade, desde os processos básicos, de higiene e manejo, até o beneficiamento final do produto, podem procurar o Sindicato Rural para saber como participar", explica o presidente.

Sindicato também está com inscrições abertas para ATeG

Na próxima segunda-feira, 27 de setembro, o Sindicato Rural promove reunião de sensibilização para formação da turma do programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG de bovinocultura de leite.


No ATeG, os produtores participantes recebem acompanhamento técnico especializado durante um período de dois anos, gratuitamente, para melhorar a produtividade e a gestão da propriedade.


"Neste programa, o produtor vai identificar as fraquezas e forças do seu negócio rural, aprender a corrigir os erros e aprimorar os pontos positivos, de forma a tornar o empreendimento sustentável e lucrativo", reforça José Avelino.

No último dia 20, produtores receberam informações sobre o ATeG de bovinocultura de corte. "Ainda dá tempo de se inscrever para receber a visita do técnico e poder ser selecionado para receber a assistência. Será uma turma para cada atividade, e pretendemos atender cerca de 60 propriedades rurais. Para saber mais, basta ligar para o Sindicato e se inscrever com nosso mobilizador", informa.

O Sindicato Rural de Montes Claros fica localizado no Parque de Exposições João Alencar Athayde, e o telefone é o 38 3215-1058.