Norte de Minas se mobiliza para certificação do QMA

O Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, a Sociedade Rural, Emater, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Secretaria Municipal de Agricultura e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) estiveram reunidos na última quinta-feira, 25 de abril, com cerca de 50 produtores de leite e derivados. Durante o encontro, foram discutidos os próximos passos para certificar o Queijo Minas Artesanal (QMA) na região, com o objetivo de valorizar e fortalecer a cadeia produtiva. Após a reunião de trabalho, foram apresentados mais de 10 tipos de queijo produzidos em Glaucilândia, Varzelândia, São João da Lagoa, Claro dos Poções e outros municípios. Os participantes puderam degustar os produtos acompanhados com a Cerveja Artesanal Empírica e também o vinho Villagio Videirense, além de outra especiaria: um vinho de jabuticabas, também produzido na região. Além do tradicional queijo fresco, teve mussarela ao vinho, da Fazenda Vista Alegre (Manga), o QMA e também queijo produzido com leite de cabra. Os participantes puderam provar, também, o Mel do Apiário Riachão. Durante o encontro, que também tem o apoio do Sebrae e da chef Bernadete Guimaães, o diretor do Sindicato Rural de Montes Claros, Marcelo Brant, reforçou o convite para o Pavilhão do Queijo, durante a Expomontes 2019. A iniciativa surgiu justamente da união das entidades e dos produtores rurais, e será palco para apresentação e venda do QMA produzido no Norte de Minas.