
Representantes do Sindicato Rural de Montes Claros se reuniram nesta quinta-feira, 25 de maio, com militares do 50º Batalhão de Polícia Militar, em busca de soluções conjuntas para a prevenção de crimes em propriedades rurais da região. O encontro teve como objetivo promover uma maior segurança para os produtores e estimular iniciativas que garantam a proteção das áreas rurais do município.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para combater o aumento da criminalidade e fortalecer a parceria entre o setor agrícola e as forças de segurança locais. Essa iniciativa busca mitigar os impactos negativos causados pelos delitos no campo e proporcionar um ambiente mais seguro e propício para o desenvolvimento das atividades rurais.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Avelino Pereira Neto, afirma que a classe compreende que a segurança nas propriedades não é responsabilidade apenas das forças policiais, mas também dos moradores e proprietários. “Ao unirmos esforços com a polícia, podemos contribuir de maneira efetiva para a prevenção e o combate a essas práticas criminosas. Afinal, ninguém conhece melhor o território rural do que aqueles que vivem e trabalham nele diariamente”, ressalta.
Rede de produtores rurais protegidos
Uma das ações já iniciadas pela Polícia Militar, e que já apresenta resultados, é a Rede de Produtores Rurais Protegidos. De funcionamento semelhante ao projeto que é executado na cidade, os moradores criam grupos de monitoramento, junto à PM, e informam sempre que há movimentações suspeitas na região das propriedades.
Infelizmente, o efetivo policial não é suficiente para abranger todo o território, então, é necessário usar ferramentas e a tecnologia para tornar a patrulha rural mais eficiente.
“Atualmente, os militares possuem um aplicativo onde são registradas as propriedades rurais e seus acessos. Isso torna mais fácil a localização das ocorrências”, explica o comandante da 209 Cia PM, Tenente Gustavo Costa Macedo de Almeida.
O Subcomandante do 50°BPM, Major Antônio Soares de Alkimim Junior, alertou os diretores do Sindicato Rural a respeito da necessidade do uso das novas tecnologias para auxiliar na prevenção aos crimes rurais. Ele explica que a conscientização da existência dessas tecnologias pode fazer, inclusive, com que indivíduos pensem duas vezes antes de cometerem atos ilícitos em áreas rurais.
A chefe da seção de planejamento do 50º BPM, Capitão Juliana Alves de Sousa, também acompanhou a reunião, e se colocou à disposição para contribuir com material informativo para conscientizar os produtores a respeito de práticas que possam inibir os crimes e também auxiliar os policiais na captura de suspeitos.
Comments