Sindicato e Sociedade Rural participam de reunião com parlamentar

Na manhã desta sexta-feira, 31 de maio, o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino Pereira Neto, esteve reunido com a deputada Laura Serrano (NOVO). A parlamentar ouviu as demandas dos produtores rurais e recebeu o projeto do Queijo Minas Artesanal (QMA) da região.

O principal problema apresentado é a questão ambiental, que tem sido intensivamente discutida pelas entidades. "Se não resolver, o estado continua parado. O Norte de Minas sofre mais que as outras regiões por ter características especiais", afirmou o presidente da Rural, José Luiz Veloso Maia.

Os presidentes das entidades explicaram que as demandas já foram entregues ao Governador, e posteriormente ao secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Germano Vieira. As questões foram discutidos com ele por técnicos e consultores de Montes Claros, mas é preciso cobrar ações efetivas para resolução dos problemas.

De acordo com a deputada Laura Serrano, uma das principais propostas do mandato é a desburocratização do ambiente de negócios e do setor produtivo, que inclui agropecuária e agroindústria. Para ela, é o único caminho para o desenvolvimento social.

A parlamentar concordou com os pontos apresentados durante a reunião, e afirmou que o empreendedor "não pode responder por uma incompetência do Estado". Para ela, o atual sistema engessa os processos e empurra o empreendedor para a ilegalidade.

"Fala-se que o contingente de pessoas não é suficiente para liberar os empreendimentos em tempo hábil. Porém, isso não é desculpa, porque o estado precisa usar técnicas de gestão, automatizar processos e usar tecnologia para fazer a máquina pública funcionar", afirmou a parlamentar.